sábado, 24 de maio de 2014
Bandeira da Nigéria e seu significado
Características principais A bandeira nigeriana possui o formato retangular (proporção de 1:2). É composta de três faixas verticais de mesmo tamanho. A faixa central é branca, enquanto as faixas laterais são verdes. Criação e adoção A bandeira nacional da Nigéria foi criada em 1959, pelo estudante nigeriano Michael Taiwo Akinkunmi, vencedor do concurso voltado para a criação da bandeira do país. Ela foi adotada como símbolo nacional do país em 01 de outubro de 1960. Significados das cores - A cor branca da bandeira representa a paz e a unidade. - A cor verde representa a agricultura. Curiosidades: - A bandeira original proposta pelo estudante Taiwo possuía o mesmo formato e as mesmas cores, porém, apresentava no centro um sol vermelho. Os juízes do concurso escolheram esta bandeira, porém retiraram o sol vermelho. - O estudante Taiwo, vencedor do concurso da escolha da bandeira, recebeu vários prêmios de pessoas e organizações. Atualmente, vive na cidade de Ibadan (região sudoeste da Nigéria).
Carolina Oliveira
quinta-feira, 22 de maio de 2014
A Historia da Nigéria
História da Nigéria
Em 800 a.C. o povo nok funda a primeira sociedade organizada na região.1
Pelo ano 1000 Kanem era o principal estado que se enriquecia com o comércio transariano.1
O Império de Kanem-Bornu, próximo ao Lago Chade, dominou a parte norte da Nigéria por mais de 600 anos, prosperando como rota de comércio entre os bárbaros norte-africanos e os povos da floresta. No começo do século XIX, Usman dan Fodio reuniu a maior parte das áreas do norte sob o controlo de um império islâmico tendo como centro Sokoto.
Ambos os reinos de Oyo, no sudoeste, e Benim, no sudeste, desenvolveram sistemas elaborados de organização política nos séculos XV, XVI e XVII. Ifé e Benim são notas pelas suas grandes obras artísticas em marfim, madeira, bronze e metais, os conhecidos como "bronzes do Benim".
Entre os séculos XVII e XIX, comerciantes europeus estabeleceram portos costeiros para o aumento do tráfico de escravos para as Américas. O comércio de commodities substituiu o de escravos no século XIX.
A Companhia Real de Niger foi criada pelo governo britânico em 1886. A Nigéria tornou-se um protetorado britânico em 1901, e uma colônia em 1914. Em resposta ao crescimento do nacionalismo nigeriano ao final da Segunda Guerra Mundial, o governo britânico iniciou um processo de transição da colônia para um governo próprio com base federal, concedendo independência total em 1960, tornando-se a Nigéria uma federação de três regiões, cada uma contendo uma parcela de autonomia.
Em 1966, dois golpes sucessivos por diferentes grupos militares deixaram o país sob uma ditadura militar, o primeior foi levado a cabo pelo major general Ironsi, e o segundo por general Gowon.1 Os líderes do segundo golpe tentaram aumentar o poder do governo federal, e substituíram os governos regionais por 12 governos estaduais. Os Igbos, grupo dominante etnicamente na região leste, declararam independência como a República do Biafra em 1967, iniciando uma sangrenta guerra civil que terminou com sua derrota.
Em 1975, um golpe pacífico levou Murtala Ramat Mohammed ao poder, que prometeu um retorno ao estado civil. Entretanto, ele foi morto em seguida, tendo como sucessor Olusegun Obasanjo. Uma nova constituição foi promulgada em 1977, e eleições foram realizadas em 1979, sendo ganhas por Shehu Shagari.
A Nigéria retornou ao governo militar em 1983, através de um golpe que estabeleceu o Supremo Conselho Militar como o novo órgão regulamentador do país. Depois das eleições de 1993, que foram canceladas pelo governo militar, o general Sani Abachasubiu ao poder. Quando ele morreu subitamente em 1998, Abdulsalami Abubakar tornou-se o líder do SMC, agora conhecido como o Conselho Provisório de Regulamentação. Ele anulou a suspensão da constituição de 1979 e, em 1999, a Nigéria elegeu Olusegun Obasanjo como presidente nas suas primeiras eleições em 16 anos. Obasanjo e seu partido também ganharam as turbulentas eleições de 2003.
Em 1992 foi iniciada a produção de petróleo.1
Andre Luiz
O que significa? Impedimento, PÊNALTI, ESCANTEIO
Impedimento
impedimento- a regra de impedimento entende-se melhor quando o dividimos em duas parte: o posição de impedimento jogo dos se encontro em posição de impedimento quando condições em cumprir. * este jogador esta no campo de ataque * ele esta mais próximo da linha de fundo adversário do que próprio bola : o seja na frente do bola se qualquer porte do corpo tiver de frente da bola ele estava impedido.
PÊNALTI o pênalti sera marcado caso o jogador faça uma falta no oponente dentro da área . sera marcado um tiro direto onde o jogador que for bote o pênalti tiro que identificado onde da cobrança . o goleiro ficara no gol esperando q a cobrança se realize ele não poderá se adiantar para pegar a bola . tem q ficar na linha do gol. a partir do momento q for cobrado o pênalti a bola rolar estará em jogo novamente.
ESCANTEIO o escanteio sera marcado quando a bola sair em linha de fundo a bola tem que se tirado para fora por um dos defensores para que seja marcado o escanteio.
Joao Paulo
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Musica Victor & Léo Guerreiro Part: Jorge e Matheus
Sou guerreiro e acredito no incrível
Não desisto, nada é impossível
Eu quero ver gol
Ao vivo na TV
No rádio
Na net
O planeta inteiro pede: GOL
Tudo que eu tenho
Eu conquistei na raça
Com meu gingado faço minha graça
Você pode e a vitória te espera
O mundo vibra com o grito da galera
Gool, gool, eu quero ver show
Gool, gool, contagiou
Não desisto, nada é impossível
Eu quero ver gol
Ao vivo na TV
No rádio
Na net
O planeta inteiro pede: GOL
Tudo que eu tenho
Eu conquistei na raça
Com meu gingado faço minha graça
Você pode e a vitória te espera
O mundo vibra com o grito da galera
Gool, gool, eu quero ver show
Gool, gool, contagiou
terça-feira, 20 de maio de 2014
Quantas vezes o Brasil foi campeão, Significado das palavras Hexacampeão, Oitavas de final e Quartas de Final
A seleção brasileira foi a única que participou de todas as edições da Copa do Mundo, e foi o time que mais ganhou, 5 vezes ao todo.
Isso todo mundo sabe, mas você sabe quais foram os anos que o Brasil foi campeão do mundo e em que países?
1958 – Campeão na Suécia;
1962 – Bi-campeão no Chile;
1970 – Tri-campeão no México;
1994 – Tetra-campeão nos Estados Unidos;
2002 – Penta-campeão, a sede dos jogos foi dividida entre Japão e Coréia do Sul.
A seleção penta-campeã vai tentar o hexa campeonato este ano na África do Sul.
Significado das Palavras:
(hexa- + campeão)
adjetivo e substantivo masculino
Que ou o que é campeão pela sexta vez seguida, numa competição ou campeonato.
Oitavas de final
adjetivo e substantivo masculino
Que ou o que é campeão pela sexta vez seguida, numa competição ou campeonato.
Oitavas de final
é o nome da rodada, que acontece nos torneios por eliminação, em que faltam oito jogos, com dezesseis equipes disputando a ida para as quartas de final. Oitavas de final é uma nomenclatura utilizada em vários tipos de esportes.
Em jogos eliminatórios, oitavas de final é que ainda existem 8 vagas sendo disputadas, dos 16 das oitavas de final, apenas 8 vão para próxima fase, que é chamada de quartas de final. Essa nomenclatura é utilizada em vários esportes, como futebol, tênis, corridas de rally, baseball, e outros.
As oitavas de final são mais conhecidas no futebol, em grandes campeonatos, onde cada jogo pode fazer toda a diferença. Em campeonatos como a Libertadores, Champions League, Copa do Brasil, Mundial, e vários outros, as oitavas de final são tão decisivas quanto a final.
Em jogos eliminatórios, oitavas de final é que ainda existem 8 vagas sendo disputadas, dos 16 das oitavas de final, apenas 8 vão para próxima fase, que é chamada de quartas de final. Essa nomenclatura é utilizada em vários esportes, como futebol, tênis, corridas de rally, baseball, e outros.
As oitavas de final são mais conhecidas no futebol, em grandes campeonatos, onde cada jogo pode fazer toda a diferença. Em campeonatos como a Libertadores, Champions League, Copa do Brasil, Mundial, e vários outros, as oitavas de final são tão decisivas quanto a final.
Quartas de final
é a parte de competições esportivas com o sistema eliminatório, onde ainda restam quatro jogos para ser decidido o vencedor. Nas quartas de final, existem oito times, disputando quatro vagas, para poder ir para a semifinal.O sistema das quartas de final, também conhecido como mata-mata, ou playoff, em inglês, é muito decisivo, pois cada jogo tem o poder de classificar ou não o time para a próxima fase. Nas quartas de final, os times estão lutando para irem para a semifinal, onde ainda há dois jogos entre os vencedores das quartas de final, e estes vão para a final do campeonato.
As quartas de final são mais conhecidas no futebol, em grandes campeonatos, como a Libertadores, Champions League, Copa do Brasil, Mundial, e vários outros, as quartas de final são tão decisivas quanto a final.
Cesar Augusto
Comida Típica da Nigéria
Legumes: Batata doce Quiabo Melancia Mandioca Amendoins Repolho Amendoins Carnes: Frango Carne de porco Bife Variedade de peixes locais Plantas: Alho Pimenta Melegueta - "West Africa" (substituto de cardamomo) Cravos-da-índia Pimenta Preta Cardamomo Noz-Moscada Curcuma Arroz Mix Caril em pó Outras comidas típicas: Limão Arroz Alguns Pratos Tipicos: Chicken Curry Bunny Chow Biltong Babotie Oxtail Umnqgusho
Andrelize Silva
POEMA: JOGO DE BOLA
POEMA: JOGO DE BOLA, DE CECÍLIA MEIRELES
A bela bola
rola:
a bela bola do Raul.
Bola amarela,
a da Arabela.
A do Raul,
azul.
Rola a amarela
e pula a azul.
A bola é mole,
é mole e rola.
A bola é bela,
é bela e pula.
É bella, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
e a de Arabela é de Raul.
Victoria Cristina Almeida
Regras Do Futebol
REGRAS DO FUTEBOL
Regra 1 - O terreno do jogo
O campo de jogo deve ser retangular, com um máximo de 120 m e um mínimo de 90 m de comprimento, por uma largura máxima de 90 m e mínima de 45 m. Em partidasinternacionais, essas medidas mudam para 110/100 m de comprimento e 75/64 m de largura. Deve ser marcado com linhas visíveis de no máximo 12 cm de largura, sendochamadas laterais as mais longas e de fundo as mais curtas. Em cada canto do retângulo deve haver uma bandeirola de no máximo 1,50 m de altura. O centro do campo será marcado com um ponto, em torno do qual se traçará uma circunferência com 9,15 m de raio. A pequena área será delimitada por duas linhas perpendiculares à linha de fundo, traçadas a 5,50 m de cada trave e avançando 5,50 m para dentro do campo, unidas então por outra linha. A grande área terá linhas semelhantes, colocadas a 16,50 m de cadatrave a avançando outros 16,50 m campo adentro. Essa também é a área de pênalti, penalidade a ser cobrada de um ponto situado a 11 m do centro do gol. Desse ponto serãotraçados, no exterior de cada grande área, arcos com 9,15 m de raio. Em cada canto, a partir da bandeirola, devem ser traçados arcos com 1 m de raio. Na parte central de cadalinha de fundo serão colocadas traves, separadas entre si, interiormente, por 7,32 m, unidas em cima por um travessão colocado a 2,44 m do solo. A largura ou diâmetro dastraves não pode exceder 12 cm, e do lado de fora do campo elas podem ser guarnecidas por redes.
O campo de jogo deve ser retangular, com um máximo de 120 m e um mínimo de 90 m de comprimento, por uma largura máxima de 90 m e mínima de 45 m. Em partidasinternacionais, essas medidas mudam para 110/100 m de comprimento e 75/64 m de largura. Deve ser marcado com linhas visíveis de no máximo 12 cm de largura, sendochamadas laterais as mais longas e de fundo as mais curtas. Em cada canto do retângulo deve haver uma bandeirola de no máximo 1,50 m de altura. O centro do campo será marcado com um ponto, em torno do qual se traçará uma circunferência com 9,15 m de raio. A pequena área será delimitada por duas linhas perpendiculares à linha de fundo, traçadas a 5,50 m de cada trave e avançando 5,50 m para dentro do campo, unidas então por outra linha. A grande área terá linhas semelhantes, colocadas a 16,50 m de cadatrave a avançando outros 16,50 m campo adentro. Essa também é a área de pênalti, penalidade a ser cobrada de um ponto situado a 11 m do centro do gol. Desse ponto serãotraçados, no exterior de cada grande área, arcos com 9,15 m de raio. Em cada canto, a partir da bandeirola, devem ser traçados arcos com 1 m de raio. Na parte central de cadalinha de fundo serão colocadas traves, separadas entre si, interiormente, por 7,32 m, unidas em cima por um travessão colocado a 2,44 m do solo. A largura ou diâmetro dastraves não pode exceder 12 cm, e do lado de fora do campo elas podem ser guarnecidas por redes.
Regra 2 - A Bola
A bola dever ser esférica, recoberta de couro ou outro material aprovado, que não represente perigo à integridade dos atletas. Sua circunferência máxima será de 69,5 cm, e amínima 68,5 cm; o peso dever estar entre 420 e 445 g no início da partida, e depois de cheia ela deve ter a pressão de 0,8 bar. Sem autorização do árbitro, não pode ser trocada no transcorrer do jogo.
Regra 3 - Número de Jogadores
O jogo será disputado por dois times, cada um deles formado por no máximo 11 jogadores, um dos quais atuará como goleiro. Permite-se até cinco substituições por equipe, empartidas amistosas, e duas mais o goleiro nas oficiais. Antes do início da partida, o juiz deve ser informado dos nomes dos eventuais reservas. Qualquer atleta poderádesempenhar a função de goleiro, desde que o árbitro seja antecipadamente informado. Caso, no intervalo ou durante o jogo, um atleta troque de posição com o goleiro semnotificar o juiz, será marcado pênalti assim que ele tocar a bola com a mão dentro da grande área.
Regra 4 - Equipamento dos jogadores
Nenhum jogador pode portar objeto perigoso para os demais. E suas chuteiras terão de obedecer às seguintes exigências:
1. as barras serão transversais e planas, com no mínimo 12,7 mm de largura, arredondadas nas extremidades da sola;
2. os cravos substituíveis, montados diretamente nas solas, podem ser de couro, borracha, alumínio, plástico ou material similar, planos e com diâmetro mínimo de 12,7 mm. A parte que forma sua base não pode sobressair mais que 6 a 6,35 mm da sola. Não se permitem cravos rosqueáveis em porcas pregadas à sola, nem os que tenhambordas salientes, relevos ou adornos;
3. cravos fundidos à sola e não substituíveis devem ser de plástico, borracha, poliuretano ou material macio, devendo haver no mínimo dez por sola, com diâmetro nãoinferior a 10 mm; podem ser empregadas combinações de barras e cravos, desde que o conjunto respeite as demais regras, e o comprimento não deve nunca exceder 19 mm. O goleiro deve usar cores que o distingam dos demais.
Regra 5 - Árbitros
Será designado um juiz para dirigir cada partida, com as seguintes atribuições: cuidar da aplicação das regras e resolver todos os casos duvidosos, com decisões inapeláveis, masevitando punições que beneficiem o infrator; anotar as ocorrências, cumprindo funções de cronometrista; interromper o jogo quando houver motivo válido; cuidar da disciplinados atletas em campo; impedir a entrada de quaisquer elementos estranhos; expulsar definitivamente, sem advertência prévia, todo jogador culpado de falta violenta; decidir se abola corresponde às exigências da regra II.
Regra 6 - Árbitros Assistentes
Serão designados dois juizes de linha, com a missão de indicar quando a bola estiver fora de jogo e a que equipe caberá o arremesso lateral, o tiro de meta e o escanteio - sempresujeitos à decisão do árbitro. Em caso de intervenção indevida ou conduta incorreta, serão substituídos. Os juizes de linha usarão bandeirinhas fornecidas pelo dono do campo.
Regra 7 - Duração da partida
As partidas terão dois tempos iguais de 45 minutos, exceto acordo em contrário, e o árbitro poderá acrescentar o tempo que tenha sido perdido em conseqüência de acidente ououtro motivo. A duração de cada período será prolongada para a execução de um pênalti, e o descanso no intervalo - a menos que assim o autorize o árbitro - não poderáexceder 15 minutos.
Regra 8 - O início do jogo
Antes do início de cada partida se escolherá, com o auxílio de uma moeda, o lado do campo ou o chute inicial, cabendo a opção à equipe vencedora do sorteio. A um sinal dojuiz, o jogo começará com um chute na bola parada e colocada no centro do gramado, em direção ao campo contrário. Todos os jogadores deverão estar em seu própriocampo, e os adversários não deverão ficar a menos de 9,15 m da bola no momento do chute inicial. O jogador que dá a saída não poderá tocar novamente na bola antes queoutro o faça.
Depois de marcado um gol, a partida será reiniciada da mesma forma, por um jogador adversário daquele que assinalou o tento. Após o intervalo, as equipes trocarão de lado, e o chute inicial será dado pela adversária daquela que o fez no primeiro tempo. Em caso de infração a esta regra, se repetirá a saída - exceto se o jogador que deu o pontapé iniciala toque novamente antes de outro, caso em que se marcará tiro livre indireto. Não se pode marcar um gol, diretamente de um chute inicial.
Para reiniciar uma partida interrompida por causas que não as acima, e sempre que a bola não tenha ultrapassado as linhas laterais ou de fundo, o árbitro deixará a bola cair aochão no local em que esta se encontrava no momento da interrupção, e ela será considerada em jogo assim que tocar o solo.
Regra 9 - Bola em jogo
A bola está fora de jogo quando:
1. tiver atravessado inteiramente uma linha lateral ou de fundo, seja por terra ou pelo ar;
2. quando a partida tiver sido interrompida pelo árbitro.
A bola estará em jogo:
1. se permanecer em campo depois de chocar-se com as traves, ou as bandeirinhas de córner, o juiz ou os fiscais de linha;
2. enquanto não se toma uma decisão sobre uma suposta infração às regras.
Regra 10 - O gol
Ressalvadas as exceções previstas nas regras, se considerará gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, entre as traves e por baixo do travessão, sem que tenha sido lançada, levada ou golpeada com a mão ou o braço de um jogador da equipe atacante - exceto o goleiro, quando dentro de sua própria área de pênalti. A equipe que marcarmaior número de gols ganhará o jogo. Se não houver gols, a partida terminará empatada.
Regra 11 - Impedimento
Todo jogador é considerado impedido se estiver mais perto da linha de fundo adversária do que a bola - exceto se:
1. estiver em seu próprio campo;
2. houver pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundo, mesmo que estejam na mesma linha;
3. estiver recebendo a bola de um tiro de meta, um escanteio, um arremesso lateral ou bola ao chão.
Por toda infração a esta regra se concederá um tiro livre indireto à equipe adversária, no local onde se cometeu a falta. Nenhum jogador impedido, porém, será punido se o juiz considerar que ele não influiu no jogo, perturbou um adversário ou tentou obter vantagem da posição.
Regra 12 - Faltas e incorreções
Um jogador que cometa intencionalmente uma das nove faltas seguintes será punido com tiro livre direto, cobrado do local onde ocorreu:
1. chutar ou tentar chutar um adversário;
2. derrubar ou tentar derrubá-lo, usando a perna ou agachando-se atrás ou à sua frente;
3. saltar sobre um adversário;
4. atacar violenta ou perigosamente um adversário;
5. atacar por trás um adversário que não lhe fez obstrução;
6. atingir ou tentar atingir um adversário;
7. segurá-lo com a mão ou o braço;
8. empurrá-lo;
9. carregar, golpear ou arremessar a bola com a mão ou o braço. Se qualquer dessas faltas for cometida por um defensor dentro de sua grande área, será punido com umpênalti.
O jogador responsável por uma das seis faltas seguintes, será punido com um tiro livre indireto:
1. jogar de forma perigosa (chutar a bola quando ela estiver com o goleiro, por exemplo);
2. investir lealmente - isto é, com o ombro - sobre um adversário, quando a bola não estiver à distância de jogo dos envolvidos e estes não tenham a intenção de participar dajogada;
3. sem tocar na bola, obstruir intencionalmente um adversário, colocando-se como obstáculo entre ele e a bola;
4. atacar o goleiro, a menos que ele detenha a bola, obstrua um adversário ou esteja fora da grande área;
5. sendo goleiro, dar mais de quatro passos com a bola nas mãos, tocá-la antes de outro jogador depois de tê-la colocado em jogo, ou retardar a partida;
6. sendo goleiro, receber a bola atrasada por um companheiro com o pé. Será passível de repreensão o jogador que entrar em campo, sair dele ou a ele retornar semautorização do juiz. Nesse caso, se o jogo tiver sido interrompido para a aplicação da reprimenda, será reiniciado por meio de um tiro livre indireto por parte do adversário, do lugar onde estava a bola no momento da paralisação.
Também com um tiro livre indireto serão punidas as seguintes faltas:
1. infração constantes às regras de jogo;
2. reclamação, com palavras ou gestos, a qualquer decisão do árbitro;
3. conduta incorreta.
Serão passíveis de expulsão os jogadores que:
1. se mostrarem, segundo a opinião do árbitro, violentos;
2. usarem de linguagem injuriosa ou grosseira;
3. persistirem nas infrações após terem sido advertidos;
4. derrubaram por trás os adversários que estiverem correndo com a bola na direção do gol;
5. evitarem gols eminentes desviando a bola com a mão. Partidas interrompidas para uma expulsão, sem que outra falta tenha sido assinalada, serão reiniciadas com um tirolivre indireto contra a equipe do jogador punido.
Regra 13 - Tiros livres
Os tiros livres podem ser diretos (nos quais é permitido chutar diretamente a bola para o gol adversário) ou indiretos (nestes, um gol só será válido se a bola for tocada tambémpor outro atleta, além daquele que cobrou o tiro).
Num tiro livre cobrado dentro da própria área de jogo do atleta, todos os adversários devem estar fora da área de pênalti e no mínimo a 9,15 m da bola, que entrará em jogoassim que percorrer uma distância igual à sua circunferência e tiver saído da grande área. O goleiro não poderá receber a bola em suas mãos com o objetivo de colocá-la emjogo; se ela não for atirada diretamente para fora da grande área a cobrança deverá ser repetida.
Se um jogador cobra um tiro livre fora de sua área de pênalti, os adversários também devem estar a 9,15 m da bola, salvo se encontrarem entre as traves do gol. O jogador quecobra o tiro não poderá tocar na bola antes que outro o faça - e, se isso acontecer, um tiro indireto será concedido à equipe adversária.
Regra 14 - O pênalti
O pênalti será cobrado de seu ponto pré-assinalado, com todos os jogadores - à exceção do que vai batê-lo - colocados fora da grande área e no mínimo a 9,15 m da bola. Ogoleiro adversário deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, sem mover os pés, até que a bola seja chutada.
O cobrador da penalidade deverá bater diretamente para frente, e não poderá tocar novamente a bola antes que outro o faça. A bola será considerada em jogo assim quepercorrer uma distância igual à sua circunferência, e o gol valerá mesmo que o goleiro a toque antes de ultrapassar a linha de meta.
Para toda infração a estas regras haverá uma penalidade, Se for cometida pela equipe defensora, será repetida a cobrança do pênalti, caso este não resulte em gol; cometida porum atacante, que não o mesmo que cobra o pênalti, resultará em anulação de um eventual gol e na repetição da cobrança; se o infrator for o mesmo que cobrou o pênalti, e o fizerdepois que a bola estiver em jogo, será marcado um tiro livre indireto a favor da equipe adversária.
Regra 15 - Arremesso lateral
Quando a bola ultrapassar a linha lateral, por terra ou pelo ar, será posta em jogo por um adversário daquele que a tocou por último, fazendo-o do ponto onde ela saiu. Ocobrador de arremesso lateral deverá estar de frente para o campo, com os dois pés sobre a linha lateral ou fora de campo, lançando a bola sobre a cabeça com as duas mãos.
A bola entrará em jogo assim que penetrar em campo, devendo ser tocada primeiro por outro jogador que não aquele que a arremessou. Não se pode marcar um gol diretamentede um lateral, e se este for executado irregularmente reverterá em lateral para a equipe adversária.
Regra 16 - Chute a gol
Quando a bola sair pela linha de fundo (excluída a parte entre as traves), tendo sido tocada por um jogador da equipe atacante, será colocada num ponto qualquer da pequenaárea e lançada com o pé para fora da grande área, por um jogador defensor - o qual não deverá tocá-la novamente antes que outro o tenha feito. O goleiro não pode receber nasmãos a bola de um tiro de meta.
Se a bola não sair fora da grande área, será repetida a cobrança. Não se pode marcar um gol diretamente dela, e os jogadores adversários devem estar fora da grande área até queo chute tenha sido desferido. Punição: se o jogador que cobra o tiro de meta tocar a bola fora da grande área, antes que outro o faça, será marcado um tiro livre indiretamentecontra sua equipe.
Regra 17 - Escanteio
Quando a bola transpuser totalmente a linha de fundo, excluída a parte entre as traves, tendo sido tocada por um jogador da equipe defensora, será cobrado um tiro de canto.
A bola será colocada no interior do quarto de círculo, no canto correspondente à metade do campo por onde saiu a bola. A bandeirinha não poderá ser afastada, e é possívelassinalar um gol diretamente de uma cobrança de escanteio - na qual os adversários não deverão estar a menos de 9,15 m da bola a menos que ela entre em jogo.
O jogador que cobrar o escanteio só poderá tocar novamente na bola depois que outro o fizer. A infração a esta regra será punida com tiro livre indireto favorável à equipecontrária, cobrado do local onde se cometeu a irregularidade.
Vinicius Rolemberg
Assinar:
Postagens (Atom)