terça-feira, 20 de maio de 2014

Regras Do Futebol



REGRAS DO FUTEBOL

Regra 1 - O terreno do jogo
campo de jogo deve ser retangular, com um máximo de 120 m e um mínimo de 90 m de comprimentopor uma largura máxima de 90 m e mínima de 45 m. Em partidasinternacionais, essas medidas mudam para 110/100 m de comprimento e 75/64 m de largura. Deve ser marcado com linhas visíveis de no máximo 12 cm de largura, sendochamadas laterais as mais longas e de fundo as mais curtas. Em cada canto do retângulo deve haver uma bandeirola de no máximo 1,50 m de altura. O centro do campo será marcado com um pontoem torno do qual se traçará uma circunferência com 9,15 m de raio. A pequena área será delimitada por duas linhas perpendiculares à linha de fundo, traçadas a 5,50 m de cada trave e avançando 5,50 m para dentro do campo, unidas então por outra linha. A grande área terá linhas semelhantes, colocadas a 16,50 m de cadatrave a avançando outros 16,50 m campo adentro. Essa também é a área de pênaltipenalidade a ser cobrada de um ponto situado a 11 m do centro do gol. Desse ponto serãotraçados, no exterior de cada grande áreaarcos com 9,15 m de raioEm cada canto, a partir da bandeirola, devem ser traçados arcos com 1 m de raio. Na parte central de cadalinha de fundo serão colocadas traves, separadas entre siinteriormentepor 7,32 m, unidas em cima por um travessão colocado a 2,44 m do solo. A largura ou diâmetro dastraves não pode exceder 12 cm, e do lado de fora do campo elas podem ser guarnecidas por redes.

Regra 2 - A Bola
bola dever ser esférica, recoberta de couro ou outro material aprovadoque não represente perigo à integridade dos atletasSua circunferência máxima será de 69,5 cm, e amínima 68,5 cm; o peso dever estar entre 420 e 445 g no início da partida, e depois de cheia ela deve ter a pressão de 0,8 barSem autorização do árbitronão pode ser trocada no transcorrer do jogo.

Regra 3 - Número de Jogadores
jogo será disputado por dois timescada um deles formado por no máximo 11 jogadoresum dos quais atuará como goleiro. Permite-se até cinco substituições por equipeempartidas amistosas, e duas mais o goleiro nas oficiaisAntes do início da partida, o juiz deve ser informado dos nomes dos eventuais reservasQualquer atleta poderádesempenhar a função de goleirodesde que o árbitro seja antecipadamente informado. Caso, no intervalo ou durante o jogoum atleta troque de posição com o goleiro semnotificar o juiz, será marcado pênalti assim que ele tocar a bola com a mão dentro da grande área.

Regra 4 - Equipamento dos jogadores
Nenhum jogador pode portar objeto perigoso para os demais. E suas chuteiras terão de obedecer às seguintes exigências:
1.     as barras serão transversais e planascom no mínimo 12,7 mm de largura, arredondadas nas extremidades da sola;
2.     os cravos substituíveis, montados diretamente nas solas, podem ser de couroborrachaalumínioplástico ou material similarplanos e com diâmetro mínimo de 12,7 mm. A parte que forma sua base não pode sobressair mais que 6 a 6,35 mm da solaNão se permitem cravos rosqueáveis em porcas pregadas à solanem os que tenhambordas salientesrelevos ou adornos;
3.     cravos fundidos à sola e não substituíveis devem ser de plásticoborrachapoliuretano ou material macio, devendo haver no mínimo dez por solacom diâmetro nãoinferior a 10 mm; podem ser empregadas combinações de barras e cravosdesde que o conjunto respeite as demais regras, e o comprimento não deve nunca exceder 19 mm. O goleiro deve usar cores que o distingam dos demais.

Regra 5 - Árbitros
Será designado um juiz para dirigir cada partidacom as seguintes atribuiçõescuidar da aplicação das regras e resolver todos os casos duvidososcom decisões inapeláveismasevitando punições que beneficiem o infratoranotar as ocorrências, cumprindo funções de cronometrista; interromper o jogo quando houver motivo válidocuidar da disciplinados atletas em campoimpedir a entrada de quaisquer elementos estranhosexpulsar definitivamentesem advertência préviatodo jogador culpado de falta violentadecidir se abola corresponde às exigências da regra II.

Regra 6 - Árbitros Assistentes
Serão designados dois juizes de linhacom a missão de indicar quando a bola estiver fora de jogo e a que equipe caberá o arremesso lateral, o tiro de meta e o escanteio - sempresujeitos à decisão do árbitroEm caso de intervenção indevida ou conduta incorretaserão substituídos. Os juizes de linha usarão bandeirinhas fornecidas pelo dono do campo.

Regra 7 - Duração da partida
As partidas terão dois tempos iguais de 45 minutosexceto acordo em contrário, e o árbitro poderá acrescentar o tempo que tenha sido perdido em conseqüência de acidente ououtro motivo. A duração de cada período será prolongada para a execução de um pênalti, e o descanso no intervalo - a menos que assim o autorize o árbitro - não poderáexceder 15 minutos.

Regra 8 - O início do jogo
Antes do início de cada partida se escolherá, com o auxílio de uma moeda, o lado do campo ou o chute inicial, cabendo a opção à equipe vencedora do sorteio. A um sinal dojuiz, o jogo começará com um chute na bola parada e colocada no centro do gramadoem direção ao campo contrárioTodos os jogadores deverão estar em seu própriocampo, e os adversários não deverão ficar a menos de 9,15 m da bola no momento do chute inicial. O jogador que dá a saída não poderá tocar novamente na bola antes queoutro o faça.
Depois de marcado um gol, a partida será reiniciada da mesma formapor um jogador adversário daquele que assinalou o tentoApós o intervalo, as equipes trocarão de lado, e o chute inicial será dado pela adversária daquela que o fez no primeiro tempoEm caso de infração a esta regra, se repetirá a saída - exceto se o jogador que deu o pontapé inicialtoque novamente antes de outrocaso em que se marcará tiro livre indiretoNão se pode marcar um goldiretamente de um chute inicial.
Para reiniciar uma partida interrompida por causas que não as acima, e sempre que a bola não tenha ultrapassado as linhas laterais ou de fundo, o árbitro deixará a bola cair aochão no local em que esta se encontrava no momento da interrupção, e ela será considerada em jogo assim que tocar o solo.

Regra 9 - Bola em jogo
bola está fora de jogo quando:
1.     tiver atravessado inteiramente uma linha lateral ou de fundo, seja por terra ou pelo ar;
2.     quando a partida tiver sido interrompida pelo árbitro.
bola estará em jogo:
1.     se permanecer em campo depois de chocar-se com as travesou as bandeirinhas de córner, o juiz ou os fiscais de linha;
2.     enquanto não se toma uma decisão sobre uma suposta infração às regras.

Regra 10 - O gol
Ressalvadas as exceções previstas nas regras, se considerará gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundoentre as traves e por baixo do travessãosem que tenha sido lançadalevada ou golpeada com a mão ou o braço de um jogador da equipe atacante - exceto o goleiroquando dentro de sua própria área de pênalti. A equipe que marcarmaior número de gols ganhará o jogo. Se não houver gols, a partida terminará empatada.

Regra 11 - Impedimento
Todo jogador é considerado impedido se estiver mais perto da linha de fundo adversária do que a bola - exceto se:
1.     estiver em seu próprio campo;
2.     houver pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundomesmo que estejam na mesma linha;
3.     estiver recebendo a bola de um tiro de metaum escanteioum arremesso lateral ou bola ao chão.
Por toda infração a esta regra se concederá um tiro livre indireto à equipe adversária, no local onde se cometeu a faltaNenhum jogador impedido, porém, será punido se o juiz considerar que ele não influiu no jogo, perturbou um adversário ou tentou obter vantagem da posição.

Regra 12 - Faltas e incorreções
Um jogador que cometa intencionalmente uma das nove faltas seguintes será punido com tiro livre direto, cobrado do local onde ocorreu:
1.     chutar ou tentar chutar um adversário;
2.     derrubar ou tentar derrubá-lo, usando a perna ou agachando-se atrás ou à sua frente;
3.     saltar sobre um adversário;
4.     atacar violenta ou perigosamente um adversário;
5.     atacar por trás um adversário que não lhe fez obstrução;
6.     atingir ou tentar atingir um adversário;
7.     segurá-lo com a mão ou o braço;
8.     empurrá-lo;
9.     carregargolpear ou arremessar a bola com a mão ou o braço. Se qualquer dessas faltas for cometida por um defensor dentro de sua grande área, será punido com umpênalti.
jogador responsável por uma das seis faltas seguintes, será punido com um tiro livre indireto:
1.     jogar de forma perigosa (chutar a bola quando ela estiver com o goleiropor exemplo);
2.     investir lealmente - isto é, com o ombro - sobre um adversárioquando a bola não estiver à distância de jogo dos envolvidos e estes não tenham a intenção de participar dajogada;
3.     sem tocar na bolaobstruir intencionalmente um adversário, colocando-se como obstáculo entre ele e a bola;
4.     atacar o goleiro, a menos que ele detenha a bola, obstrua um adversário ou esteja fora da grande área;
5.     sendo goleirodar mais de quatro passos com a bola nas mãos, tocá-la antes de outro jogador depois de tê-la colocado em jogoou retardar a partida;
6.     sendo goleiroreceber a bola atrasada por um companheiro com o . Será passível de repreensão o jogador que entrar em camposair dele ou a ele retornar semautorização do juiz. Nesse caso, se o jogo tiver sido interrompido para a aplicação da reprimenda, será reiniciado por meio de um tiro livre indireto por parte do adversário, do lugar onde estava a bola no momento da paralisação.
Também com um tiro livre indireto serão punidas as seguintes faltas:
1.     infração constantes às regras de jogo;
2.     reclamação, com palavras ou gestos, a qualquer decisão do árbitro;
3.     conduta incorreta.
Serão passíveis de expulsão os jogadores que:
1.     se mostrarem, segundo a opinião do árbitroviolentos;
2.     usarem de linguagem injuriosa ou grosseira;
3.     persistirem nas infrações após terem sido advertidos;
4.     derrubaram por trás os adversários que estiverem correndo com a bola na direção do gol;
5.     evitarem gols eminentes desviando a bola com a mãoPartidas interrompidas para uma expulsãosem que outra falta tenha sido assinaladaserão reiniciadas com um tirolivre indireto contra a equipe do jogador punido.

Regra 13 - Tiros livres
Os tiros livres podem ser diretos (nos quais é permitido chutar diretamente a bola para o gol adversárioou indiretos (nestes, um gol  será válido se a bola for tocada tambémpor outro atletaalém daquele que cobrou o tiro).
Num tiro livre cobrado dentro da própria área de jogo do atletatodos os adversários devem estar fora da área de pênalti e no mínimo a 9,15 m da bolaque entrará em jogoassim que percorrer uma distância igual à sua circunferência e tiver saído da grande área. O goleiro não poderá receber a bola em suas mãos com o objetivo de colocá-la emjogo; se ela não for atirada diretamente para fora da grande área a cobrança deverá ser repetida.
Se um jogador cobra um tiro livre fora de sua área de pênalti, os adversários também devem estar a 9,15 m da bolasalvo se encontrarem entre as traves do gol. O jogador quecobra o tiro não poderá tocar na bola antes que outro o faça - e, se isso acontecerum tiro indireto será concedido à equipe adversária.

Regra 14 - O pênalti
pênalti será cobrado de seu ponto pré-assinalado, com todos os jogadores - à exceção do que vai batê-lo - colocados fora da grande área e no mínimo a 9,15 m da bola. Ogoleiro adversário deverá permanecer sobre sua própria linha de metasem mover os pésaté que a bola seja chutada.
cobrador da penalidade deverá bater diretamente para frente, e não poderá tocar novamente a bola antes que outro o faça. A bola será considerada em jogo assim quepercorrer uma distância igual à sua circunferência, e o gol valerá mesmo que o goleiro a toque antes de ultrapassar a linha de meta.
Para toda infração a estas regras haverá uma penalidade, Se for cometida pela equipe defensora, será repetida a cobrança do pênalticaso este não resulte em gol; cometida porum atacanteque não o mesmo que cobra o pênalti, resultará em anulação de um eventual gol e na repetição da cobrança; se o infrator for o mesmo que cobrou o pênalti, e o fizerdepois que a bola estiver em jogo, será marcado um tiro livre indireto a favor da equipe adversária.

Regra 15 - Arremesso lateral
Quando a bola ultrapassar a linha lateralpor terra ou pelo ar, será posta em jogo por um adversário daquele que a tocou por último, fazendo-o do ponto onde ela saiu. Ocobrador de arremesso lateral deverá estar de frente para o campocom os dois pés sobre a linha lateral ou fora de campo, lançando a bola sobre a cabeça com as duas mãos.
bola entrará em jogo assim que penetrar em campo, devendo ser tocada primeiro por outro jogador que não aquele que a arremessou. Não se pode marcar um gol diretamentede um lateral, e se este for executado irregularmente reverterá em lateral para a equipe adversária.

Regra 16 - Chute a gol
Quando a bola sair pela linha de fundo (excluída a parte entre as traves), tendo sido tocada por um jogador da equipe atacante, será colocada num ponto qualquer da pequenaárea e lançada com o  para fora da grande áreapor um jogador defensor - o qual não deverá tocá-la novamente antes que outro o tenha feito. O goleiro não pode receber nasmãos a bola de um tiro de meta.
Se a bola não sair fora da grande área, será repetida a cobrançaNão se pode marcar um gol diretamente dela, e os jogadores adversários devem estar fora da grande área até quechute tenha sido desferido. Punição: se o jogador que cobra o tiro de meta tocar a bola fora da grande áreaantes que outro o faça, será marcado um tiro livre indiretamentecontra sua equipe.

Regra 17 - Escanteio
Quando a bola transpuser totalmente a linha de fundo, excluída a parte entre as traves, tendo sido tocada por um jogador da equipe defensora, será cobrado um tiro de canto.
bola será colocada no interior do quarto de círculo, no canto correspondente à metade do campo por onde saiu a bola. A bandeirinha não poderá ser afastada, e é possívelassinalar um gol diretamente de uma cobrança de escanteio - na qual os adversários não deverão estar a menos de 9,15 m da bola a menos que ela entre em jogo.
jogador que cobrar o escanteio  poderá tocar novamente na bola depois que outro o fizer. A infração a esta regra será punida com tiro livre indireto favorável à equipecontrária, cobrado do local onde se cometeu a irregularidade.

Vinicius Rolemberg

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